Associação Pipa

Público-alvo: 50 crianças e 140 adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, moradores na Comunidade do Jardim Peri Alto e da Brasilândia, Zona Norte de São Paulo.

Atuação: alfabetização para crianças com algum tipo de defasagem no aprendizado. Acompanhamento escolar para crianças que ficaram sem acesso ao conteúdo escolar durante a pandemia. Atividades pedagógicas e lúdicas, com ênfase no resgate do brincar, da leitura e da cultura popular.
Oferece curso preparatório para adolescentes, contribuindo para o acesso e ingresso em escolas técnicas públicas. Orientação para alunos e pais no processo de seleção de escolas.
Criação e curadoria de conteúdos educacionais para plataforma de ensino. Ampliação cultural através de visitas culturais, visitas técnicas e feira de profissões.

Necessidades: notebook e tablets em condições de uso. Bancos e cadeiras de plástico, sulfite em grande quantidade (impressão de apostilas), armários e estantes. Terra Vegetal para área externa e horta. Material elétrico.

Voluntários:
Voluntário Presencial: estudantes ou graduados (as) com nível superior para lecionar matérias do ensino Fundamental II no Cursinho Preparatório. Educadores e recreadores para atividades lúdicas: Dia do Brincar e Dia de Cinema. Não há necessidade de experiência para as funções acima.
Construção civil: pedreiro (a) e eletricista para realização de pequenos reparos;
Instalações ou adequações como montagem de estantes, prateleiras, lousa e canaleta para cabos.
Serviço Social: assistente social para visitas às famílias das crianças e encaminhamento à rede de serviços socioassistenciais do território.
Fotógrafo (a): captação de imagens para comunicação nas redes sociais.


Voluntário Virtual ou Presencial: professor (a) para alfabetização ou reforço escolar Ensino Fundamental I e II.
Comunicação: social media.

Para voluntariar-se basta preencher o cadastro em:
https://tinyuri.com/voluntariadopipa

Contato:
Rua Taquaraçu de Minas, 92, casa 2 - Peri Alto - São Paulo - SP
Facebook: https://www.facebook.com/opipa.org
Instagram: https://www.instagram.com/opipa_org
http://www.opipa.org
opipa@opipa.org